Para muitos, pode parecer algo banal. Terminar a faculdade, tirar algumas fotos, entregar convites, ir em almoços de confraternização, integração.
Para mim não é, e sei que para muitos outras pessoas também não é um momento banal. Trata-se de um momento especial, difícil de comparar qualquer outro acontecimento da vida ao que estou vivendo neste semestre, nas últimas semanas, nos últimos dias.
Não tenho dúvidas que tanta emoção, alegria, satisfação e euforia decorrem de longos e intermináveis (assim pareciam) 07 anos que fiquei na faculdade. Alguns duvidaram da minha chegada até aqui, muito pelo contexto de toda a história... Mas consegui.
Na minha casa sabemos bem o quanto foi árdua a batalha para terminar essa faculdade; se da minha parte foram ônibus e ônibus lotados, guarda-chuvas quebrados, livros e livros comprados e emprestados, tensão a cada espera de nota, busca por um bom estágio e uma prática de tudo que vinha aprendendo em aula, pela parte do meu pai... foi o suor do bolso, advindo da angústia e da esperança de um sonho: se ele não pôde ter isso, queria ao menos proporcionar ao filho. Obrigado pai, não tenho palavras para descrever este momento que estou vivendo. E minha mãe, nossa... Todo esse tempo esperando eu chegar da aula, preocupada com o que eu ia jantar, preocupada com os perigos da rua de uma cidade grande.
Foi árduo, foi difícil. E agora, alívio e satisfação.
Fico pensando comigo mesmo, eu e meu eu, eu e meus devaneios, se não estou exagerando na dose, valorizando demais tudo isso, porém creio que não. Num país como o nosso, onde boa parte da população não possui sequer saneamento básico em seu bairro, inclusive em capitais como Porto Alegre, que nesse quesito não atinge nem 30%, uma mínima conquista já deve ser exaltada.
Num país de terceiro mundo, que vende uma imagem falsa de primeiro mundo, onde a violência bate a porta da nossa casa (quando não entra sem pedir licença), chegar são e salvo no trabalho, na residência, já é uma batalha superada.
Ter a terceira maior carga tributária do mundo é algo surreal; paga-se para nascer, para viver e inclusive para morrer. E nessa rotina desembolsante, nessa experiência mundano-brasileira, consegue-se um jeito de desbravar o ensino superior privado do país.
É banal? Não, não é banal. Não pode ser banal. Tem que ser valorizado sim. Tanto esforço tem que ser valorizado.
Esses dias eu estava conversando com uma das minhas irmãs sobre o fato de, em certos aspectos, ser uma dureza essa vida. Tira dinheiro dali, coloca aqui; paga um, atrasa outro. Calcula de cá, cobra de lá. Pressa daqui, calma dali. E assim vamos indo.
Além disso, sobre os momento da vida, cada momento tem seu valor, podendo ser diferente em intensidade para cada pessoa. Vai de cada um saber analisar e sentir o quanto cada momento é importante para si.
Assistir uma palestra é importante.
Concluir o ensino fundamental é importante..
Terminar o ensino médio é importante..
Dedicar-se para um trabalho de faculdade é importante.
Ganhar um carro é importante.
Esforçar-se para comprar um carro é importante.
Ter uma banda é importante.
Ter uma banda é importante.
Servir no exército é importante.
Pagar contas é importante.
Ter alguém para planejar a vida juntos é importante.
Ver o sol é importante.
Ver o sol é importante.
Ter irmãos é importante.
Tomar uma cerveja é importante.
Chegar no outside é importante.
Fazer um juramento é importante.
Ver sua família feliz é importante.
Sentir a importância de tudo isso, somar tudo isso, celebrar tudo isso..
Sejam situações que parecem banais ou que realmente sejam simbólicas. Cada etapa tem seu valor, cada hora é mágica.
E um momento pode ser único.
"... os livres ideais de um homem não tem limite nem fronteiras, o mundo é seu cenário, e por ele peregrina, ultrapassando territórios e atravessando mares, em busca de felicidade e bem estar..." - Irineu Strenger.
E assim, chego a minha formatura na faculdade. E isso é muito importante.
Um comentário:
MOMENTO ÚNICO E IMPORTANTÍSSIMO!!! Estarei lá para te aplaudir, comemorar e compartilhar toda essa felicidade. Tu merece! Parabéns por mais essa etapa vencida!!! E agradeço por fazer parte deste grande dia... Beijoooos
Postar um comentário
Drops pensantes