Faz tempo que penso em escrever sobre os pais, mais especificamente sobre a origem desse instinto tão protetor, de zelo e segurança que os pais oferecem aos filhos.
Não seria uma tarefa fácil, visto que, aos meus 25 anos, sou apenas filho, irmão e tio, considerando minhas ligações parentais mais próximas e queridas. Não sou pai ainda, e no momento nem tenho pressa para isso.
Mas entre pais, mães e filhos, hoje fui surpreendido pelo meu velho.
Meu velho pai.
Um cara rude e querido ao mesmo tempo. Orgulhoso com seus pensamentos e filosofias de vida. Para o meu pai, o trabalho é algo tão sagrado quanto um beijo no filho antes de dormir. Para o meu pai... As mulheres devem sim ter uma certa independência dos seus maridos, mas apenas as nascidas a partir deste século; talvez a internet tenha iluminado um pouco mais a cabeça dele. Meu pai descobriu o Google há poucos meses e, desde então, a internete, que ele sempre vira como o mal maior da humanidade, passou a ser a mãe da ferramenta mais útil já inventada pelo homo sapiens: o Google.
Um cara meio grosso, assim, nascido na fronteira oeste, mas também de um grande coração, capaz de acolher todos os filhos de forma igual, capaz de lembrar das balas e doces para cada um de seus cinco netos, capaz de se abrir para sua esposa mesmo não concordando com as correções por ela impostas..
Meu pai, uma grande pessoa, junto com minha mãe a base de toda minha conduta social.`Por vezes peca em alguns detalhes, mas irrelevnates pra desmerecê-lo como pai..
Meu pai, um gaúcho da fronteira, trabalhador e um dos maiores assadores de carne que já vi.
Há pouco mais de seis meses, quando decidi excluir a carne e outros derivados de animais da minha alimentação, logo pensei:: como ele vai receber isso? Como meu pai, assador nato, cozinheiro de mão cheia nos mais vairiados pratos (a maioria com carne) vai receber essa minha decisão?
Por mais incrível que pareça, a resistência não foi tão grande; não que ele tenha compreendido e aceitado de imediato, mas pelo menos não me olhou torto como eu imaginei que olharia.
Contudo, nas últimaas semanas, muito ele vem me falando sobre uma certa necessidade que temos de comer carne ao menos uma ou duas vezes por semana. Coisa dele, isso; deve ter achado no Google algum artigo desses nutricionistas medrosos que relutam em admitir que o animal humano pode sim manter sua saúde e sua estrutura física sem carne e outros derivados dos demais seres vivos sencientes.
Uma luta contra o mercado, mas isso é assunto para outra hora.
Pois bem, então quando chego para o almoço de hoje, eis que meu pai apresenta seu clássico estrogonofe, de tom avermelhado, na verdade um tom mais rôse, acompanhado do clássico arroz branco, bem branco, e batata palha. Sim, ele apresentou seu clássico estrogonofe, de carne, mas também, para minha surpresa, um estrogonoffe especial.
Meu pai, gaúcho da fronteira, peleador, carnívoro nato, fez um estrogonofe de legumes, com cenoura, tomate e vagem.
Pasmem, um espetáculo. E não digo isso para o sabor do prato, que ficou muito bom, mas sim para este fato marcante.
Um pai é capaz de fazer tudo pelo seu filho. Tudo mesmo. Muito se vê de pais (no gênero) que dão a vida pelos seus filhos, que tiram pedaço do próprio rim para doar ao filho. Um pai é capaz de tudo; pai, na verdade, parece ser um sentimento difícil de explicar, que apenas quando atingirmos este status saberemos o que é.
Meu pai, incansavelmente, lutou três finais de semana para me ensinar a andar de bicicleta. Eu era gordinho, sabem como é, torna a tarefa mais difícl. Meu pai, certa feita, arrancou-me dos braços de dois policiais que, provavelmente, me dariam uma tunda quando eu os ofendi na entrada de um jogo da Libertadores. Meu pai um dia me presenteou com uma prancha nova, escolhida por ele, mesmo sem entender nada sobre o equipamento.
Já fez de tudo por mim, mas confesso nunca ter pensado um dia ele se propor a fazer um dos seus melhores pratos com carne, sem carne.
Um pai é capaz de tudo pelo seu filho, o meu fez um estrogonofe sem carne e, assim, admiro cada vez mais a condição de ser pai, sem saber até que ponto isso pode chegar, mas sem muito pressa de descobrir na prática.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Poh brother to emocionado..n pela tua opção de n comer carne, pois penso que as pessoas podem e devem ter uma alimentação saudável e equilibrada sem abolir a carne, mas pelo ato do grande seu Falcão! O cara é foda, cozinheiro de mão cheia. E eu como admirador nato da culinária não poderia deixar de ser fã do cara..hehehe! Além dos dotes culinários, realmente o cara tem um grande coração, tratando todo mundo sempre da melhor forma possível.. Parabéns ai seu Falcão!
Sabe.
Po brother!!
Parabéns ... texto muito lindo e um salve pro teu velho!!!
Que nossos filhos tnham em nós, pais tal qual o teu!!!
Grande abraço!
Seguirei acompanhando!!!
Genial Renatito,texto lindo mesmo. Isto é lindo,é a verdade é a vida. É o bom exemplo, é a "responsabilidade social prática". São estas linhas que estimulam-me à viver, a colocar um dia uma pessoa no mundo ou apenas ensinar ou re-contar esta e outras histórias aos mais jovens...que somente assim teremos o carinho o respeito novamente como fator de auxilio na conduta moral e não como útopia dos dias de hoje.
obrigado, bonito mesmo a contribuição no Caderno-e ... abração meu irmão.
Dá-lhe seu falcão!
Um pai é capaz de tudo mesmo, ai de quem mexer na sua cria. Os pais nem sempre acertam, muitas vezes erram, mas com certeza tudo o que eles fazem é pensando no nosso bem, fato!
No dia em que formos pais sabemos o que tudo isso significa. Beijos
Emocionada... Grande pai, grande filho!
É MEU BROTHER .. MEU ERMÃO ..SIM ERMÃO COM "e" PORQUE ASSIM EU GOSTO . Nosso pai ... velho pai ... está evoluindo nestes ultimos tempos ...numa rapidez nunca vista antes...há coisas na vida inesplicáveis ... a própria vida ,que nos põe em prova a todo instante.E aí está a prova ,de que teu velho .. apesar de sisudo as vezes .. te tem como orgulho ,como um troféu...porque sem dúvida tu és para ele aquilo que um dia ele quiz ...mesmo que ele não diga.Teu diploma .. parabéns... será para ele a própria de uma faculdade ,que há muito tempo ele vem cursando .Bom ,acho que se eu continuar a escrever ..vou criar um Blog hehehehe BEIJO DE QUEM TE AMA ! KATIOVISQUISQUIS
De tantas coisas que teria para dizer, ate nao sei mais o que pensei para responder, mas ser pai de um exemplar filho è ganhar um trofeu e conquistar um amigo fiel eterno em minha vida.
ser pai para alguns è ser chefao mas para mim ser pai è ser um fiel conselheiro amigo para todas as horas.Seu pai.
Falando no cara, tá aí ele!
VALEU MEU VELHO!!!
Eternamente.
BAH ,AGORA FIQUEI EMOCIONADA !! Pai e filho trocando mensagens emocionantes num BLOG.Sabe o que siginifica isto ?? É a evolução da espécie humana ...um assunto tão falado por ti ,meu ermão.Parabéns aos dois ...principalmente para ti RENATITO que está aprendendo a lidar com as diferenças de pensamentos... mesmo não aceitando, estas vendo que as vezes vale mais um agrado ao seu pai do que discordar de uma idéia.AMO VOCÊS
Postar um comentário
Drops pensantes