quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Percepção
Tive o insight (tá na moda esta palavra, insight, rsrs) de escrever este texto, pensamento, seja lá o que for, após comer uma bolacha recheada, na verdade, depois de devorar um pacote inteiro e mais metade de outro.
Por muito tempo estas bolachas apetitosas, coloridas e calóricas foram uma das minhas fontes de felicidade, mas depois desta Gulosos que me inspirou... não sei não. Com certeza muitos vão me chamar de fresco, boiola, ou qqr outro termo destes que são jogados ao ar pelos homens a qqr momento,mas td bem.
A questão é de percepção mesmo, na verdade de paladar, p/ser mais específico, entretanto não vou me deter só neste.
Tô numas viagens de não comer mais carne animal e outros derivados. Não virei vegetariano,não é isso, ainda como um carreteiro aqui em casa, e podem me convidar a vontade p/churrascos em qqr lugar, a qqr hr,ocorre que sempre que possível vou evitar de comer carne e td mais que seja de origem da indústria animal. O que me levou a isso nem foi a questão nutricional ou coisa do tipo,mas sim a questão ambiental. Milhares de bóis, vacas, porcos, frangos e outros diversos animais que tem seus cadáveres jogados em nossos pratos todos os dias sofrem antes de ali chegar. Diversas florestas, matas e campos são colocados a baixo para a criação de todos estes animais. A consequência disto tudo? Queimadas - Gás carbônico - Efeito estufa, além da quanridade absurda de água que se utiliza p/alimentar esses futuros e dispensáveis animais/alimentos que nós, animais (sim, somos animais) humanos teimamos em tratar como meras coisas que estariam na Terra simplesmente a nossa disposição.
Chega. Vou evitar carne ao máximo. Animais sofrerão menos com isso, o meio ambiente será menos degradado com isso, e meu corpo ficará cada vez mais saudável. Mas tá... chega... Não queria me deter neste assunto, já falei. Aos que acharam interessante o tema acima, aguardem,aí vem meu TCC da Faculdade de Direito... "Dignidade da Vida dos Animais Não-humanos", e é óbvio que toda essa minha "frescura" na alimentação teve influência deste Trabalho.
A questão é que ao parar de comer carne (ou evitando ao máximo como estou fazendo), e comendo mais legumes, vegetais e tal, meu paladar rrrrrrealmente ficou mais aguçado (e digo rrrrrrealmente pq a Costamilan, minha colega, já havia dado este toque). Tenho reparado isso ao saborear os últimos pratos feitos pela minha mãe, agora consigo distinguir melhor os temperos que ela usa,por ex., contudo, a prova fatal desta consciência ética-ovo-lacto-vegetariana-qdo possível veio com a Gulosos. Meu Deus... não sei agora se é só essa bolacha recheada ou são todas, só sei que ao mastigar com mais atenção uma das integrantes do segundo pacote o gosto do corante artificial do recheio chegou a me causar cara feia... Nunca tinha acontecido isso comigo ao comer uma tão reluzente bolacha recheada de morango.
Isso é percepção. paladar.
A questão não comer-animais que sofrem até chegar às nossas mesas tbm é um fato que envolve percepção. Basta analisarmos todos nossos habitos alimentares, as mercadorias que são vendidas nas prateleiras dos mercados. Os nomes que damos as partes dos bichos.
É percepção; é um pensar mais aplicado. Na filosofia chamam isso de "ética aplicada" (e isso não envolve Aristóteles ou Platão, quero dizer... até envolve, claro, mas para entender ética aplicada não é preciso chegar aos mais ilustres pensadores da antiguidade).
Percepção. Há quase dois meses que minha vida deu uma certa reviravolta... Encontro-me numa reponsabilidade que oh Jah-Jah. Por motivos de força maior, pela força da lei dos homens, coisas que não puderam ser evitadas; paciência. Enfim... até deste momento atual tiro percepções.
Como conseguimos passar para as pessoas uma forma de ser que na verdade não é. Tenho convivido mais com o pessoal mais próximo de sangue,família mesmo, e tenho conhecido personalidades que me eram inexistentes. Gratas surpresas, mas tbm... em alguns casos... necessidade de muita calma para dialogar com outros que já se sabia, nunca foram fáceis de lidar. Algumas coisas parecem que precisam ser ajustadas; aguenta-te aí, que aqui eu cuido p/ti cair fora dessa.
Isso é percepção. De comportamento, personalidade. A análise foi muito fechada, eu sei, mas quem é de casa sabe do que estou falando.
Nas noites, andando por aí, tbm. Entra-se numa casa noturna, e em vez de pedir uma ceva de Lodes, pede-se uma água p/santo. Acordo no outro dia bem disposto, p/escrever mais sobre meu Trabalho da faculdade, p/jogar um futebol, e o melhor de tudo... Lembro de todas as coisas que fiz na noite anterior, de todas as garotas que cuidei, das que me cuidaram, das que esnobei, e das que bom...deixa p/lá.
Percepção, entendem? Percebe-se a noite tbm. Qdo não se bebe, vê-se um outro mundo neste mar negro que é a noite baladeira de uma capital monumental a beira de um rio.
A vida é uma viagem, já perceberam isso? É questão de percepção. Basta não beber por uma noite para ver a beleza que realmente vale a pena, não comer carne por algumas semanas p/se notar que não sentimos falta de certas coisas, passar algumas necessidades, etc, etc, etc, para se perceber um novo mundo, coisas boas e coisas ruins, mas coisas diferentes, que um dia vc vai poder dizer: "- Sim, já passei por isso, já tentei isso, mas não deu certo"... ou... "deu certo"....
A vida é uma viagem, e isso é uma questão de percepção. Quem sabe até, de ética aplicada,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Muito bom... boa percepção... "A vida é uma viagem" acho que para completar essa frase eu diria... " A felicidade é a propria viagem, não o porto de chegada." Desfrute, perceba-se... a maior percepção esta no auto-conhecimento, nas percepções provocadas pela vida. Em meu vasto conhecimento da Biologia poderia me deter horas falando sobre o tópico "vegetariano", assim qria eu poder assumir essa posição, tenho total percepção do qto seria bom para a natureza e para mim... mas, prefiro ficar com outra percepção... a de nostalgia, qdo nasci... ainda bebê, cheguei em casa nos braços do meu pai (gaúcho de bombacha que hoje esta nos pampas do céu)... foi, qdo cheguei que ele me levou ao seu lugar sagrado, a churrasqueira... e foi lá q ele disse, - Essa vou ensinar a comer carne! ... bom, e ensinou... Percepção de saudade, de orgulho... não de biologa. Abraços oceânicos. FILOSOFIAS BARATAS ONLINE
Bixa..
Muito bom texto... O senhor vem se aprimorando hein!?? Anda cursando aulas com o prof. Juninho???
ahusiaushaihsia
Gostaria de deixar bem claro meu repúdio ao anticonservadorismo alimentar, visto que, do ponto de vista dos estudiosos na área do desempenho esportivo e evolução física, a carne como forma de recuperção muscular é um dos, senão, o mais importante dos alimentos. Sendo assim, não posso concordar com o absurdo de comer um monte de frutas e verduras, deixando de lado a proteína, e colocando em seu lugar um saquinho de Gulosos!!
Convenhamos... a quantidade de porcarias existentes em uma dessas bolachinhas dá para matar um boi!
usiahisuahiuhsuia
De resto tuas percepções são muito bacanas, e é sempre bom quando conseguimos ver a vida de frente, mesmo que certas vezes ela pareça um gigante e nós formiguinhas. Como dizia sei lá quem... "Há males que vêm pra bem".
Estamos aí pro que der e vier meu irmão.
Ps.: Bixinha vegetariana
Bixas serão os que comem muita carne pq essas estão repletas de hormônios sintéticos...
Ou vcs acham q a carne vendida em qualquer açougue ou mecado é carne pura, ou de qualidade? Q o gado é gerado do amor entre um boizinho e uma vaquinha??
Certamente se procurarem saber a procedência de tudo o q comem, especialmente a carne, se sentirão envenenados.
Você "Anônimo" é tão bixinha vegetariana quanto o meu amigo renatito!
muito bom!!!
Valeu galera, sempre! Continuem "dropando".
bah... curti o "insight" renato... hehehehe... cara, a questão da proteína da carne é um dos pontos fortes contra os vegetarianos... isso e o maldito sabor!! damn...
daí é q tah: essa questão do paladar q tu falou é cabível, mas acho q pode ser um pouco distorcida, na verdade... a carne é um dos (se não o mais) alimentos mais saborosos e com infinitas maneiras de prepará-lo... sinceramente, o fato d d repente outros sabores ficarem mais evidentes é pq temos menos "referência" do sabor da carne... não é q a ausência da carne tenha nos aprimorado o paladar, mas é q um novo parâmetro foi criado e outros ingredientes tem o novo papel de protagonista, qdo antes aquela cebola, batata ou berinjela só eram coadjuvantes da carne...
enfim, mas sinceramente, eu ainda qro parar d comer carne e justamente pela questão ética da história... a gente tem a mania d pensar q esse planetinha fudido e tudo o q tem nele tah a nossa disposição, sempre, como se fôssemos o rei e a natureza e o resto fossem os súditos e os bobos-da-corte...
e qto ao argumento do morto: eu vou morrer d sedentarismo crônico, taí uma boa razão pra eu não me preocupar com a reposição protéica... hehehehe
e qto a bebedeira, é bom ficar sóbrio d vez em qdo, pra variar, qdo se sai pra alguma festa... mas vai pensar assim na oktoberfest!! o mais difícil no eterno labirinto da existência humana acho q é descobrir o equilíbrio pra tudo - e, se e qdo descobrí-lo, chegar a conclusão se aquilo serve ou não pra ti...
a parada dos hormônios na carne d gado é bem verdade, mas aqui no brasil teoricamente, não existe isso: a anvisa proibe q a ração seja "vitaminada", como acontece nos eua... agora, cá entre nós, o jeitinho brasileiro pode tudo então, foda-se a anvisa, né?? não é possível acreditar-se numa simples proibição d agência do governo...
abraço renato!!
Grande Guidje, sempre contribuindo com este blog atráves de suas pertinentes palavras, mas chega de ch.ovo aqui.
Primeira questão: Tu anda falando mto em Oktober... To começando a achar que o jogo de sábado foi tua última aparição no gramados Gurizidianos, ou seja, acho que não voltarás vivo de Sta. Cruz.
Segundo... A ANVISA faz essa objeção, só que na prática a fiscalização é precária. Ademais, mais grave do que isso, pois se analisarmos apenas a "vitaminação" artificial do gado estaremos assim - acredito eu - agindo com a velha tendência antropocêndrica, é o tratamento cruel que a criação intensiva proporciona aos animais de corte que me faz refletir.
Quanto ao paladar, tua "percepção" está correta Guidje, realmente deve ser isso, uma mudança de referência, só que tudo que é "causa" gera adiante uma consequencia -TODA AÇÃO, UMA REAÇÃO -, e é este o ponto interessante. Ao aprimorar nosso paladar descobrimos um novo mundo de sabores, gostos que até então passavam despercebidos pélas nossas bocas, desde o sabor de uma cenoura até um sorvete de mamão papaya. Trata-se de novas descobertas alimentares em pratos que sempre ingerimos de forma mecânica, tão mecânica quanto o agir daqueles que nunca pararam p/pensar sobre o ato de comer carne.
Gosto sempre de salientar que minha opção por evitar carne não tem a ver com a questão nutricional, mas sim com a quettão moral que isso envolve. Não obstante, a falta de proteína animal no nosso organismo não se torna algo temerário, o que diversas pesquisas científicas já provaram. Em outro paradigma, a redução da proteína animal no organismo humano é um dos ponto fortes no combate ao mal de parkison, por exemplo. Em tempo, diversos outros legumes e verduras são considerados como substitutos nutricionais da carne, como o brócolis, por exemplo.
------------------------------------------
No mais, agradeço fortemente às manifestações "dropadas" até aqui. O intuito é de fato este, instigar a reflexão sobre o assunto e não impor uma ou outra "percepção".
hehehehhe... talvez eu vá na d igrejinha... eu nunca fui a nenhuma, mas me disseram q a d sta cruz é melhor, a d igrejinha é mais "movimentada", em todos os sentidos - até no horizontal - e q a d berlim é a ideal!! \o/
mas veremos... d qq forma, cara... o sofrimento animal TEM q ser o motivo mais forte contra o consumo d carne... concordo plenamente ctg!!
abraço!!
É Renatito! Acertaste em cheio na polêmica. Vejo este "pousti" como uma forma de aumentar a visitação deste blog. auhauhuhahuua
Alguns pontos eu gostaria de meter meu pitaco londrino.
1 - Existem alimentos que sugam muito mais água do nosso querido planeta além de causarem outros fenômenos muito prejucidiciais muitas vezes por técnicas erradas de cultivo do que a criação de gado e toda a cadeia produtiva. Falo isso pela minha pequena experiencia universitária na área. Um exemplo é o tão bunitinho e exemplar reflorestamento que bebe muita água além de deixar o nosso miguxo solo totalmente fudido. Quanto ao sofrimento animal, existem técnicas empregadas para o animal não sofrer e até certificados sobre isso que viabilizam a venda da carne.
Existem muitos fenomenos que não temos o conhecimento necessário para avaliar, porém a opinião de cada um é sempre válida para a discussão.
2 - Sobre a percepção das pessoas o Renato é um expert mesu. É uma atividade muito interessante quando paramos para analisar as pessoas, as situações e o ambiente que acontem, porém tira aquele sentimento de surpresa que o algunas vezes o radinhu nos jogos televisionados tira.
Axo que o Contrasenha e o Anonimo são bixas..Uma porque escondem o nome e outra pq são metidos a vegetarianos..como o renato!Hehehehe
Sim, há métodos que são tilizados para o abate dos animais de consumo humano que causa a eles menos sofrimento, e este controle deve ser cada vez mais rígido
Não obstante, tais animais ainda são tratados como meras "coisas", como em outras atividades "recreacionais" dos homens que não vou me ater aqui.
A questão do reflorestamento tbm é polêmica, além de ser perigosa pelo fato de "as governanças" se basearem muito por isso como se tal fosse solucionar o problema do aquecimento global, por exemplo. Merece uma postagem. Ademais, não podemos nos esquecer que a criação intensiva dos animais de consumo é um dos fatores que mais contribui para a finitude de água potável no nosso planeta, restando cada vez mais interessante a utilização racional da água nesse trato.
São vários pontos inportantes que se interligam e tua contribuição como quase-agrônomo é sempre valida, Contrasenha; que continue.
Quanto ao outro cidadão... de nome Fábio, só o fato de postar dois drops aqui já é sinal de que de alguma forma esse texto chamou a atenção (cutucou a mente) dele, e isso já é importante para uma reflexão sobre o assunto.
Segue.
E ISSO AI CARA VAMOS LUTAR POR UMA VIDA SAUDAVEL, NAO PRESIÇAMOS DECARNE, SO UM CHURRRASGO.HA HA HA ABRAÇO.
Postar um comentário
Drops pensantes