Depois de semanas seguidas de boas ondas, o mar de Quintão resolveu apresentar condições nada favoráveis para o surfe neste feriadão do dia do trabalhador, então decidi pedalar pela beira-mar da praia a fim de verificar a existência/quantidade de redes de pesca espalhadas mar adentro, além, claro, do estado das placas de sinalização das áreas de pesca e surfe.
Quintão pode ser considerada a última praia do litoral norte gaúcho, recebendo aproximadamente mais de quinze mil pessoas no verão, com uma diminuição considerável nas outras épocas do ano. No banho de sexta-feira entramos (eu e o brother Pumba, o único que me acompanha neste feriadão) logo na Frei Caneca (nossa rua, pouco além do fim da área de surfe – corrente de sul, vale lembrar) e rapidamente já estávamos no inicio da área. Um banho curto, frio, de poucas e difíceis ondas.
Neste sábado o tempo é bom, céu aberto, sol, temperatura agradável, entretanto o mar ainda apresenta forte corrente de sul, que de encontro ao vento nordeste não menos forte, acaba propiciando ondas muito irregulares, que fecham por completo, em um tamanho que varia de 0,5 m. a 1,5 m. Olhando atentamente para o outside até se vê uma onda, grande, espumosa, abrindo o suficiente, acredito eu, para um drop alucinante e prazeroso, mas penso que não vale o risco. Mas enfim, voltamos ao escopo deste texto/informativo, a vistoria quanto à existência/quantidade de redes de pesca em Quintão.
Os pescadores locais respeitam a área demarcada para surfe, que inicia na guarita de numero 211 (próximo à rodoviária) e se estende ate a rua do calçadão (Av. Bancários ) próximo a guarita 214. A primeira rede de pesca aparece na casinha 216 (proximidades da pousada Calipso), o que significa uma boa distancia até a área de surfe. Até a casinha 217 há outra rede. Entre a 217 e a 218 existem mais duas redes, nessa altura já estamos passando a rua da caixa dágua (onde o mar, no momento em que passei por ali, apresentava ondas consideráveis de regular formação, mas insurfáveis, pois fora da área permitida na praia). Entre a casinha 218 e a 219 (aqui já no inicio do Rei do Peixe – considerem este como se fosse um bairro de Quintão) encontramos a quinta rede, e então finalizei a vistoria, tendo em vista que dali em diante a beira-mar passa a ser frequentada quase que exclusivamente pelos pescadores e aves, o que nos leva a crer na existência de muitas outras redes. Na área de surfe (curta - diga-se de passagem –, e que pode ser tema de reflexão num futuro próximo) realmente não existem redes de pesca, sequer calões espalhados pelo mar, o que é louvável e merece os agradecimentos da comunidade surfística da praia. A demarcação é feita com placas, que felizmente apresentam em sua maioria bom estado de conservação, com exceção da que fica localizada próxima a casinha 212, e da placa indicadora do fim da área de surfe, que não está mais ali, o que pode causar algum acidente para aqueles mais desatentos ou que não frequantam a praia sempre.
Não obstante a constatação da regularidade das demarcações das áreas e da eficácia disto em Quintão até o presente momento, ressalto o cuidado que devemos ter ao entrar no mar , principalmente em dias de mar como o de ontem, hoje e possivelmente amanha; o mar revolto e com forte corrente pode provocar o desprendimento de alguma rede, alem do que, as que se encontram próximas a área de surfe podem acabar invadindo esta devido a intensidade da corrente. A fiscalização das áreas e suas devidas demarcações é outro fator importante para a continuidade de dias tranqüilos de surfe no Quintão. É dever das autoridades estar atenta ao que se passa na orla de seu respectivo município, quando este banhado pelo mar.
Ademais, finalizo com um forte abraço aos brothers Fox, Kchorro, Juliano e Jeff, que partiram para SC neste feriadão, e outro para Lilo e Dolly, que ficaram em suas residências citadinas. Boas ondas irmãos de água, pois por aqui nos resta (a mim e ao Pumba) desbravar ondas quadradas e rápidas,
2 comentários:
Ver também: www.surfsegurors.blogspot.com
Oi:
Interessante o blog!
As informações aqui mostradas: bem boas...
Só tenho uma dúvida: sabes se a rua Maria Quitéria fica perto da rodoviária? É que sei de uma pousada lá, e me informaram que dá para ir andando (ou de ônibus!)...tentei encontrar algum mapa de localização e não encontrei.
Estou com vontade de passar uns dias aí? no Quintão, no final do ano...
Tentei me informar sobre o Hotel Kalipso também e sei pouca coisa.
Valeu,
Rodrigo Rosa (POA-RS)
rodrigo_poa@ig.com.br
http://rodrigo-arte.blogspot.com/
Postar um comentário
Drops pensantes