domingo, 31 de maio de 2009
Olhar humano e Conspiração - Reflexão -
Tenho olhado mais para os olhos das pessoas, para os lugares que caminho, para os minutos que se passam em meu relógio, mesmo sem gostar muito de usar este para controlar minha vida. Tenho prestado mais atenção quando a ondulação se aproxima da costa, na forma que a onda vai tomar.
É necessário; o mar nos exige isso. A vida da mesma forma.
Percebo algumas situações do cotidiano e analiso que nem tudo o que parecer ser realmente é ou era.
Cada vez mais noto que um Homem não é tão cumplice assim de outro Homem, pelo menos comparando ao que um achava do outro. É a vida "meu velho", pedras, "N" percalços. Vendo e sentindo tudo isso, entre outras coisas, aprendo, contigo e com o todo.
Por falar em Homem, do gênero, traindo a si mesmo, cada vez mais se faz presente em minha mente a ideia da relação humana e o ambiente.
É tão difícil assim notar e se deixar convencer que precisamos dessa inter-relação homem + meio ambiente para levarmos uma vida mais digna e saudável? O verdadeiro bem estar está aí, e não na mala de dinheiro que você vê parlamentares carregando com soberba na sua televisão.
Falando neles, políticos, ao ler a ZH deste domingo, o cronista Flávio Tavares levanta a questão do nosso Guaíba; seria este um rio ou um lago? Essa questão peregrina de boca em boca já faz tempo, mas sempre tratada como uma mera definição técnica sem consequencias maiores nas nossas "vidinhas". Será mesmo?
Sempre critiquei aqueles adeptos da "Teoria da Conspiração", que acham que acontecimento diversos são armados em prejuízo do todo, mas no artigo "Os Ares das Águas", Flávio Tavares fala sobre uma possível manobra para especulação imobiliária pelo setor privado... em parceria com o Poder Público, claro. Ocorre que a Lei Federal 7.803, que regula as áreas de proteção permanente, proibe o uso indiscriminado da orla de um "rio" em seus primeiros 500 metros, diferentemente dos orlas dos "lagos", onde permite-se o uso indiscriminado a apenas 50 metros da margem.
Haveria mesmo toda uma relação entre esta, até então, inócua discussão entre rio Guaíba ou Lago Guaíba e interesse privados/políticos? Estariamos mesmo a mercê de pessoas capazes disso, que como já comentado antes, não notam a dimensão do estrago que uma construção como a do Pontal do Estaleiro poderia trazer a toda população?
Viver bem é ter o sol iluminado o máximo possível nossas casas, estabelecimentos de trabalho, é ter uma vista bela ao nosso alcance, ao alcance de todos e não de meros aproveitadores de recursos financeiros. Viver bem é ter a natureza por perto, o rio ou lago, que seja, o verde, a areia, a fauna.
Até quando teremos de conviver com tantos olhos vedados para uma questão que não é apenas ambiental, e sim da vida humana, já que esta depende daquela; até quando?
Não quero aqui forçar todos a pensarem de acordo com minhas ideias, pretendo apenas chamar a atenção para que ao menos pensem sobre tal questão. Penso que vale a pena.
Vou buscar informações sobre essa possível estratégia dos homens do poder, e o que achar de informações sobre, publico aqui.
Até a próxima (que provavelmente - e a pedidos- será um "conto").
Renatito
***********THICKER THAN WATER**************
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Lindo mano tuas reflexões do cotidiano. Lendo nem parece que é de ti. Mas ao mesmo tempo,acredito sim na tua capacidade e nos teus pensamentos realistas,tu és,o que você é ;
O que pensa,o que age,pra ti não tem barreiras . O Mundo precisa de pessoas como você. Tenho orgulho de você.
E acredito no teu pontencial .
Você é de mais.
Um Beijo da irmã que [b]sempre[/b] esteve ao seu lado e te apoiando no teu jeito de ser [:D]'
Um Grande Beijo,Claudia.
RENATO
ADOREI ESSE COMENTARIO ESTOU CONTIGO VAMOS LUTAR PELOS NOSSOS VERDES RIOS VAI ENFRETE PARABENS. VAI ENFRENTE NAO DESEANIME
Doutor.
Essa discussão se arrasta a bastante tempo, e nosso querido Juremir Machado (colunista do Correio) sempre marginal, tenta abrir os olhos da população para o fato de que uma minoria endinheirada tenta utilizar o nosso querido "rio Guaiba" como fonte de renda.
Eles dizem que o Guaiba está sendo mal utilizado com aquelas margens cheias daquele horrível "verde". -"Deixem a gente colocar um lindo mirante!", eles dizem. -"Vamos fazer um shopping ali! Vamos embelezar Porto Alegre!", eu penso que a natureza foi muito bacana com a nossa cidade, obrigado.
É isso ae Renato! Dá-lhe consciencia ambiental neles!
Parabéns! Andressa Baumart
Obrigado Andressa, pode seguir acompanhando que mais temas serão abordados.
Postar um comentário
Drops pensantes